Precificação: aprenda como fazer em 4 fases e não cometa mais erros
Torne os preços do seu e-commerce respeitáveis, competitivos e rentáveis
Primeiramente, você deve fazer algumas considerações, antes de definir meios para iniciar a precificação de seus produtos.
No entanto, há uma grande dificuldade, por parte de empresas online, em enumerar todos os gastos que têm ao divulgar, produzir, atender, embalar e entregar.
Com o propósito de zerar os mistérios que envolvem a precificação de produtos, escrevemos este artigo, que oferece meios práticos e assertivos para tal. Acompanhe!
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Como funciona o comércio online?
Antes de tudo, não é uma prática que surge efetivamente no século XXI, pelo contrário, o primeiro e-commerce do Brasil tem suas atividades datadas no ano de 1992.
No entanto, trata-se de um modelo onde a propaganda, o pagamento e a venda são realizados 100% online, em contrapartida, o estoque é a única instalação física.
Além disso, você possui um gasto operacional inferior, se comparado a empresas que atuam 100% de forma física, visto que sua necessidade será centrada em captação, estoque e entrega.
Em resumo, você consegue realizar as vendas em canais como um site ou aplicativo próprio, ou, em aplicativos e sites chamados de marketplace, onde você precisa apenas do CNPJ para atuar.
Leia mais sobre precificação de produtos em:
Como precificar meu produto? – Sebrae
Como fazer a precificação em 4 passos?
1. Entenda o perfil do seu consumidor e do produto no mercado
É fundamental que você reconheça qual a natureza de seu produto, entretanto, cabe também o entendimento sobre quem vende o mesmo item, quanto cobram.
Reflita sobre seu produto, ele possui a finalidade de ser consumido pessoal? Ou, é comprado para revenda? Assim, você entende se seu modelo será B2C OU B2B .
Isso lhe obriga a criar estratégias diferentes, visto que no modelo B2B você fará vendas para outras empresas.
Já no modelo B2C, seu foco será no consumidor final, logo, serão preços diferentes a serem cobrados.
Deste modo, você terá o primeiro fator a ser ponderado na definição de seus preços, sobretudo para entender qual será a sua competitividade e também suas margens.
2. Consideração de gastos operacionais
Neste item, você deve considerar o valor que gasta com funcionários, com os insumos que utiliza para realizar a produção, embalagens, logística e impostos.
Esta consideração deve ser feita porque no seu intuito de vender mais barato, a fim de obter vantagem competitiva, você pode estar lucrando menos.
Sem dúvida, tudo isso contribui para a agregação de valor não só de seu produto, mas também de sua marca, que em si já agrega valor ao seu produto
3. Marca e propaganda
Para um produto ser rentável, ele não precisa necessariamente ser barato, observe pelas principais marcas do mercado, ou exclusivamente de seu nicho.
As principais marcas do mercado investem em divulgação, em virtude de gerar não só interesse, mas a necessidade em adquirir seus itens.
Em suma, considere o empenho que têm, produzindo e entregando, mas principalmente o empenho que coloca para divulgar-se.
4. Logística
Por fim, e certamente um dos fatores eliminatórios ao realizar uma compra online, considera-se o valor do produto com o frete.
Ou seja, você prefere vender um produto de R$ 200 com frete de R$30, ou, aglutinar o valor do frete ao valor do produto, considerando também a margem de lucro?
A resposta para esta pergunta depende de fatores como área de atuação de cada transportadora, no entanto, o benefício é maior ao considerar os valores em um só.
No entanto, a precificação é uma tarefa difícil quando se está iniciando suas atividades, portanto, é assertivo contar com o apoio especializado da Onne Gestão Contábil.
Trabalhamos com o propósito de ponderar todos os gastos de tempo e dinheiro para precificar seus produtos de modo preciso.
Não se permita perder dinheiro para o tempo, aumente as vendas de seu e-commerce. Entre com contato conosco agora mesmo!
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