Como é calculado o frete para produtos de e-commerce? Entenda em detalhes!
Saber como realizar o cálculo do frete em seu e-commerce é essencial para ter os resultados assertivos.
O cálculo do frete para produtos de e-commerce é feito considerando diversas variáveis, como dimensões do produto, distância a ser percorrida, prazo de entrega e impostos referentes ao trajeto.
Além disso, é importante considerar os custos “invisíveis”, aqueles relacionados a devoluções, trocas e promoções de frete grátis.
Para ajudar você a entender melhor sobre o assunto, juntamos as informações principais sobre como calcular o frete de produtos no e-commerce. Acompanhe!
Aproveite e veja também:
Quais são as variáveis consideradas no cálculo do frete?
Existem diversas variáveis que devem ser consideradas no momento de calcular o frete, algumas delas incluem:
- Distância: a distância entre o ponto de origem e o ponto de destino é uma das principais variáveis a serem consideradas, pois influencia diretamente no tempo e no custo do transporte;
- Peso: o peso da carga também é um fator determinante no cálculo do frete, já que o transporte de cargas mais pesadas demanda mais esforço, combustível e recursos do transportador;
- Volume: o volume da carga também pode influenciar no cálculo do frete, especialmente quando a carga ocupa muito espaço, mesmo que seja leve;
- Tipo de carga: o tipo de carga a ser transportada pode influenciar no custo do frete, já que algumas cargas podem exigir cuidados especiais, equipamentos específicos ou procedimentos de segurança mais complexos;
- Urgência: o prazo de entrega também pode afetar o cálculo do frete, já que o transporte expresso ou urgente pode demandar mais recursos e esforços do transportador;
- Tipo de veículo: o tipo de veículo utilizado para transportar a carga também pode influenciar no custo do frete, já que cada tipo de veículo tem sua própria capacidade de carga, velocidade, consumo de combustível e custo de manutenção;
- Localização: a localização dos pontos de origem e destino também pode afetar o custo do frete, já que áreas remotas ou de difícil acesso podem exigir mais esforços e recursos do transportador.
Como reduzir os custos do frete do e-commerce?
O frete é um dos principais custos do e-commerce, mas existem várias maneiras de reduzir esse custo.
Podemos citar como primeira dica, a importância de conhecer o negócio e fazer um levantamento dos gastos mensais com o serviço de entrega.
Ferramentas de gestão de transporte e monitoramento de frete podem ajudar muito nessa etapa.
A segunda dica é buscar opções de transportes específicas para certas localidades, que, muitas vezes, saem mais baratas que as dos Correios. Além disso, estabelecer parcerias com empresas de logística pode ajudar a reduzir os custos do frete.
Negociar o agendamento de entregas também é um dos meios eficientes para reduzir os custos do frete, por meio dele, pode-se evitar rotas com poucos produtos, em que os veículos rodam quase vazios.
Oferecer diferentes opções de frete em seu e-commerce é algo fundamental no processo de decisão do cliente.
Por fim, contar com uma empresa especializada, como a Onne Gestão Contábil, pode centralizar as entregas e ajudar no momento de calcular o frete de forma ideal e assertiva.
Com o nosso suporte, também será possível encontrar outras formas legais de reduzir custos e despesas, e melhorar o seu caixa.
Não deixe de procurar meios que ajudem a facilitar o processo de venda em seu e-commerce. Entre já em contato e saiba como podemos auxiliar!
Atualizado em março de 2023.
CLIQUE AQUI PARA OTIMIZAR A GESTÃO DO SEU E-COMMERCE!