Quer descobrir o que você precisa fazer para legalizar o seu e-commerce?
Descubra o passo a passo do que você precisa saber sobre esse assunto
Já sabia que fazer remessas de mercadorias através dos Correios ou outras empresas de entrega é de fundamental importância para que seu negócio seja capaz de emitir notas fiscais, ou do contrário seus produtos podem ser confiscados?
Você quer mais motivos para formalizar seu e-commerce? Já pensou em oferecer credibilidade para seu cliente, segurança para seus sócios, participar de programas de crédito especiais estando nos conformes com o que a lei pede, sem ficar em dívida com a Receita Federal?
Diferentemente do que muitas pessoas pensam, tornar formal uma empresa não é difícil. Vai ser preciso gastar tempo e dinheiro, mas compensa.
Fizemos um manual com o passo a passo que você precisa seguir para tornar formal a legalização da empresa. Aproveite o conteúdo, ponha ele em prática e vença a burocracia.
-
Meça o tamanho e o potencial da sua empresa
Você é do tipo de pessoa que não é sócia de nenhuma empresa e seu faturamento anual é de no máximo 60 mil reais? Se a resposta foi sim, você pode fazer seu registro como MEI e legalizar sua situação jurídica através da internet, sem necessitar de contador.
Estamos falando de uma legislação recente, que foi criada pelo governo do Brasil, para justamente dar um empurrão e incentivar a formalização de pequenas empresas, então quem se enquadra nesse modelo pode desfrutar da vantagem de pagar um valor mensal fixo, para que consiga fazer a manutenção burocrática do negócio, incluindo o INSS.
-
Defina o tipo do negócio
Tirando a escolha acima, você vai precisar de um contador, por isso ache um que você consiga pagar e que lhe passe confiança e conhecimento.
O modelo de negócio mais vantajoso para as pequenas empresas é o Simples Nacional. Você precisa registar o seu negócio como “Sociedade Limitada”- no qual os sócios possuem responsabilidade limitada em relação aos deveres assumidos rolo negócio – ou “Sociedade Anônima”- que possui regras mais inflexíveis, que são usados geralmente para empresas de grande porte.
-
Coloque um nome nela
Escolha entre os modelos de “denominação social”, no qual um nome fantasia é criado, ou “firma”, e o nome dos sócios é utilizado nos documentos como nome do negócio. Imprescindível (por questões jurídicas) é que este título seja seguido por “Ltda” ou “Limitada”.
Fazer o registro na Junta Comercial te trará segurança de que nenhuma pessoa atua no mesmo nicho, no estado todo, usa o nome igual.
Se você desejar expandir a exclusividade do nome para todo o Brasil, deverá documentar no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (Inpi).
Conte com a Onne Gestão para legalização da empresa do seu e-commerce.
Na hora que você tem problemas contábeis na sua empresa, a melhor alternativa do que fazer é sem dúvida contratar o trabalho de uma empresa de contabilidade para seu negócio. Por isso, para facilitar seu dia a dia, entre em contato conosco e fale com nosso time de especialistas.